Secretário de Estado do Turismo vê impacto da JMJ "em todo o país"

por RTP

Foto: Ana Serapicos - RTP

Os dados da SIBS revelaram já aumentos superiores a 18 por cento na utilização do multibanco nos três dias anteriores à Jornada Mundial da Juventude em várias regiões do país e não somente na área de Lisboa, revelou no 360 Nuno Fazenda.

O secretário de Estado do Turismo lembrou ainda a boa imagem do país projetada por quem participou, no retorno aos seus países, e através da televisão. "Foi uma montra do país para o mundo", afirmou."Ganhamos 1,5 milhões de embaixadores", antecipou ainda o secretário de Estado do Turismo, sublinhando ser ainda demasiado cedo para ter dados concretos sobre o impacto da JMJ em termos económicos.

Num balanço dos primeiros meses de 2023, o responsável pelo setor do Turismo reconheceu que, na região do Algarve se tem registado uma quebra das dormidas dos portugueses, mas sublinhou que se registou igualmente um aumento de cerca de 40 por cento na receita média por quarto ao nível da hotelaria.

"Queremos um turismo para todos", acrescentou Nuno Fazenda, referindo que estes dados vão ser analisados pois "convidam a uma reflexão".

Para 2023, o governante espera resultados superiores em receitas a 2019 sendo que o primeiro semestre foi já o "melhor de sempre". "Antecipamos que o ano seja muito positivo, talvez o melhor de sempre na área do Turismo".

Uma das novas áreas chave do Turismo é a dinamização do interior, para estender a atividade turística ao longo do ano e a todo o país, "com estabilidade e autenticidade", referiu também Nuno Fazenda, considerando que a estratégia que tem estado já a ser desenvolvida pode transformar as economias locais e regionais e a estrutura turística do país.
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